REUNIÃO COM SECRETÁRIO EXECUTIVO DA POLÍCIA CIVIL DR. YOUSSEF ABOU CHAHIN

Os presidentes do Sinpol Campinas, Aparecido Lima de Carvalho, Sinpol Sorocaba, Maria Aparecida de Queiroz Almeida e presidente do IPA, Jarim Lopes Roseira e os diretores do Sinpol Campinas, Waldemar Cintra Leite e do Sinpol Sorocaba, Arlete Soares A. Fedel,  se reuniram na tarde de ontem 14/07/2021 com o Dr. Youssef Abou Chahin onde foram tratados os seguintes assuntos:
 
1º: Déficit de Policiais Civis na cidade de Campinas e região.
O presidente do sindicato relatou ao secretário que nossa região está colapsando pela falta de aproximadamente 50% do efetivo e que os policiais civis não estão suportando a carga de trabalho, principalmente escrivães que não raras vezes respondem administrativamente nas corregedorias por perda de prazo em inquéritos policiais, fato esse totalmente injusto uma vez que a culpa é totalmente do estado e não do funcionário. O secretário pontuou que já está autorizado abertura de novos concursos, mas que tem ciência da situação que ocorre em todo o estado de São Paulo. Foi sugerido ao secretário que em caráter excepcional se faça um convênio com as prefeituras para ceder guardas municipais para trabalharem nas unidades policiais até que cheguem novos concursados, esclarecendo ao secretário que tem informação que já foi encaminhado um convênio entre a polícia civil e a prefeitura de Campinas para administração superior. O secretário por sua vez disse que vai verificar o andamento deste encaminhamento para agilizar o processo que é previsto em Lei Estadual.
 
2º: Pagamento de bônus
O secretário informou que o governo de São Paulo começará a pagar o bônus do último trimestre do ano anterior a partir deste mês e que o governo pretende pagar mês a mês todas as parcelas atrasadas.
 
3º: O presidente do Sinpol Campinas também solicitou ao secretário que agilize a regulamentação da contratação de policiais civis aposentados para trabalhar em serviços administrativos das unidades policiais o mais breve possível para minimizar o déficit de policiais na instituição, assunto esse que o secretário ficou a fazer gestão junto ao governo para viabilizar estas contratações.
 
4º: Também foi solicitado ao secretário por questões de justiça que o GAT, com nova denominação para as outras carreiras, seja estendido aos demais policiais civis, uma vez que só os Delegados de Polícia recebem, mas todas as outras carreiras trabalham da mesma forma, por sua vez o secretário informou que esta demanda tem totalmente o seu aval e que já algum tempo vem trabalhando para que isto ocorra. Por fim, solicitamos ao secretário uma restruturação urgente das carreiras policiais para modernizar a polícia civil de São Paulo, fato este que também concorda, e informou que já vem fazendo gestão neste sentido. Também comentou que conseguiu finalizar em concordância com o governo a manutenção da insalubridade em grau máximo para todos os policiais civis do estado de São Paulo.
 
Entendemos que o principal problema da instituição no momento é o déficit de policiais civis, fato este que vem ocasionando uma sobrecarga desumana para nossos policiais, levando a constantes afastamentos por licença saúde, readaptações e um crescente aumento do número de aposentadorias, aumentando ainda mais o déficit em nossa instituição, que somados a enorme defasagem salarial nos últimos anos, faz com o que o policial civil se desmotive e se sinta cada vez mais desvalorizado.



Att,
Aparecido Lima de Carvalho
Presidente Sinpol Campinas
 
Fone: (19) 3237-0621 / (19) 97417-5509
Rua Marechal Deodoro, 73 - Botafogo - Campinas/SP
VISITE NOSSO SITE: www.sinpolcampinas.org.br