POLICIAL CIVIL APOSENTADO DE CAMPINAS É VICE CAMPEÃO EM MARCHAS DE CARNAVAL

Aposentado no ano passado, após 27 anos na Polícia Civil, o carcereiro Élcio Pacheco Ferreira, 60 anos, esbanja talento e alegria de viver e teve sua marchinha de carnaval como segunda colocada, entre 39 trabalhos, em Concurso realizado em Campinas.

O presidente do SINPOL de CAMPINAS e REGIÃO, Aparecido Lima de Carvalho (Kiko) e toda sua diretoria parabenizam o Policial Civil aposentado, Élcio Pacheco Ferreira, que teve seu trabalho premiado com a segunda colocação, entre 39 concorrentes, no 1° Concurso de Marchinhas de Carnaval do tradicional Tonico´s Boteco, em Campinas.

A final foi dia 21/02, quando Élcio, Cláudia Peres e Cidinha interpretaram a marchinha “Tô Tonicos... Tô favorável”. O Concurso teve como primeira colocada a marchinha “Paçoca”, de Capa Grilo. O sambista campineiro, Thiago Vasconcellos de Souza, o Thiago SP, famoso pela marchinha do “Japonês da Federal”, esteve entre os 39 participantes do Concurso, mas a sua marchinha: "Presidento Transilvânia" não ficou entre as três premiadas.

Com 60 anos, 27 deles dedicado a carreira Policial Civil como carcereiro, Élcio Ferreira é que se pode dizer que há sim vida após a aposentadoria, mesmo após ter dedicado quase toda a vida à uma carreira árdua e tantas vezes pouco reconhecida pelo Governo, como é a maioria delas, mais especificamente na Polícia Civil.
Músico desde a adolescência, Élcio, que também é compositor, teve composições gravadas pelo grupo Clave de Ases. Em 1975, começou a mostrar seus trabalhos em Festivais de Música Popular Brasileira da Escola Estadual Guido Segalho, na Vila Teixeira, em Campinas.

Ele é autor de Sambas Enredos das Escolas de Samba Madureira, Batutas do Samba, Princesa do Samba, foi tri campeão de marchas do tradicional bloco “Tomá na Banda de Campinas”. Atualmente, o carcereiro aposentado está em fase de gravação de um CD com músicas autorais, com produção musical de Alex Mortão e patrocínio de amigos, como do procurador, Dr. Campos.

Logo ao se aposentar, em 2016, Élcio compôs “O Funk do Aposentado” e deu vida ao “Mc Coroa” onde retrata as dificuldades dos velhinhos. “Mc Coroa” só não foi parar na TV, no programa do famoso Ratinho porque Élcio enfrentou problemas familiares, que impediram a apresentação. Além de sambas e funks, o carcereiro aposentado se dedica a jingles e poesias.

Élcio diz que fica muito triste ao saber de fatalidades com amigos que trabalharam com ele na Polícia Civil. Ele diz que sempre busca viver com alegria, fazendo da música um modo de vida, mas que ainda espera por parte de governantes verdadeiro reconhecimento em relação aos Policiais Civis, sejam os que estejam na ativa, como os que se aposentam após dedicarem a vida inteira em favor da Sociedade. (Nas fotos: Élcio em destaque e acompanhado pelo também músico, Brito, do Grupo Samba da Praça).   
 









Att//
Aparecido Lima de Carvalho
Presidente da FEIPOL SUDESTE
Presidente do SINPOL de CAMPINAS e REGIÃO