POLÍCIA CIVIL DE CAMPINAS TEM 200 COLETES BALÍSTICOS VENCIDOS, DIZ SINDICATO

De acordo com a entidade, cidade tem 620 policiais, sendo 421 operacionais, ou seja, que têm chances de confrontos durante investigações. SSP diz que 8 mil novos serão comprados para a polícia.
Por EPTV 1
 
Ao menos 200 coletes balísticos com data de validade vencida estão sendo usados por policiais civis de Campinas (SP), segundo denúncia do sindicato que representa os agentes de segurança pública.
 
Ainda segundo a entidade, a metrópole conta com 620 policiais civis, sendo 421 operacionais, ou seja, com chances de enfrentar situações de confronto durante investigações ou diligências.
 
Após a fabricação, o colete à prova de balas tem seis anos de validade. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Campinas e Região (Sinpol), Aparecido de Carvalho, disse que não há informações de uma licitação em trâmite no estado para a compra do material.
 
“Nós não temos nenhuma licitação nesse sentido ”, disse ele.


 
Colete à prova de balas vencido e usado por policiais civis de Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Como é produzido um colete
 
Silvio Lavorato, que trabalha como chefe de material bélico, explica como um colete balístico é produzido. Segundo ele, o material que protege o agente é feito com fios de aramida, que é dez vezes mais resistente em relação ao aço. Com o tempo, os fios vão se desmembrando, possibilitando a passagem de projéteis.
 
Fios de aramida, que são usados para fabricação de coletes balísticos — Foto: Reprodução/EPTV
 
O que diz o Estado
 
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou sobre uma licitação em andamento para compra de ao menos 8 mil novos coletes à prova de balas para a Polícia Civil.
 
O órgão relatou também que a Secretaria Nacional de Segurança Pública enviará outros mil coletes para os policiais, mas uma data não foi informada.
 
 
CLIQUE AQUI PARA VER A MATÉRIA COMPLETA
 
Att,
Aparecido Lima de Carvalho
Presidente Sinpol Campinas / Feipol Sudeste
Rua Marechal Deodoro, 73 - Botafogo 
Campinas/SP
Fone: (19) 3237-0621 / (19) 97417-5509