PALAVRA DO PRESIDENTE DA FEIPOL SUDESTE AOS POLICIAIS CIVIS SOBRE A PEC 287/16 (PROVIDÊNCIA)

Na condição de presidente da FEIPOL Sudeste, Aparecido Lima de Carvalho, Kiko, esteve em Brasília desde o dia 6 de fevereiro último onde, juntamente com dezenas de lideranças nacionais de carreiras Policiais Civis, participou, em 8 de fevereiro, do Dia Nacional em Defesa da Aposentadoria Policial. A manifestação foi em frente ao Ministério da Justiça, em Brasília.

Os representantes dos Policiais Civis exigem que esses profissionais, assim como ocorreu com os das Forças Armadas, Bombeiros e Policiais Militares, sejam retirados de reformas da PEC 287/16 (da Previdência), em especial da que pode retirar o direito de Aposentadoria Especial por periculosidade e insalubridade.
Ao voltar de Brasília, Kiko quer transmitir para todas as carreiras de Policiais Civis a mensagem de esperança de que os profissionais serão retirados da chamada “vala comum” da PEC 287/16, mas acrescenta que todos devem estar atentos e mobilizados para o caso de insistência em tirar direitos adquiridos e inalienáveis da categoria.

Kiko encontrou-se com deputados federais, tais como João Campos (PRB/ GO), Jair Bolsonaro (PSC/RJ) e os paulistas Gilberto Nascimento (PSC/SP), Major Olímpio (SD/SP) e Luiz Lauro Filho (PSB/SP), que estão trabalhando ou apoiando para que os Policiais Civis sejam retirados da PEC da Previdência. O deputado João Campos, que é Policial Civil, está recolhendo assinaturas (é necessário ter 171) para oficializar emenda à PEC da Previdência na Comissão Especial.
Também ocorrerão Audiências Públicas, com convites a lideranças nacionais dos Policiais para debaterem o assunto. Embora a votação da PEC na Câmara possa ocorrer em até 40 sessões ordinárias, o Governo tem pressa na resolução da matéria e pretende aprová-la ainda neste primeiro semestre. Em Brasília, Kiko reuniu-se ainda com a direção nacional da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), que continuará dando suporte político sobre a questão.      
 
Desde 14 de dezembro, quando se reuniu com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, agora cotado para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kiko recebe compromissos verbais de que, assim como os integrantes das Instituições Militares, os Policiais Civis serão retirados da PEC 287/16, ao menos no que se refere à questão de Aposentadoria Especial e continuarão discussões sobre contrapartidas, como aumentar tempos de contribuição com a Previdência e da idade mínima para se aposentar.

Kiko ressalta que toda a categoria deve estar atenta e unida e não dar atenção a boatos e nem a eventuais posicionamentos radicais, visto que a negociação ainda está em curso. Ele ressalta que posicionamento mais contundente, como paralisação de toda Polícia Civil do país, ocorrerá se o Governo não cumprir sua parte na negociação, que é retirar a Polícia Civil da PEC, que tem sido chamada de PEC da Morte, já que propõe absurdo, como tirar a Aposentadoria Especial por periculosidade e insalubridade, além de fixar em 65 anos a idade mínima para aposentadoria, sendo que estudos apontam 66 anos como expectativa de vida de trabalhadores Policiais Civis, no Brasil.
Em Brasília, os deputados que receberam Kiko garantiram apoio e empenho na luta pela dignidade dos Policiais Civis. “A luta continua, não vamos descansar até que nossos direitos estejam garantidos”, salientou Kiko, que preside a FEIPOL SUDESTE e o SINPOL DE CAMPINAS E REGIÃO.


 

 

Divinato da Consolação, presidente da Feipol Centro Oeste e Norte; Júlio Cesar, diretor financeiro da Sinpol Ribeirão Preto;
 Deputado Federal Luis Lauro Filho; Kiko, presidente da Feipol Sudeste e Ciro, diretor da Feipol Centro Oeste e Norte

Deputado Federal João Campos informando ao presidente da Feipol Sudeste (Kiko) que irá
propor emenda na comissão especial para retirada da Polícia Civil da PEC 287 



 

Deputado Federal João Campos esclarecendo para as entidades de classe a negociação e a forma da emenda que vai propor na Comissão Especial a retirada da Polícia Civil da PEC 287. Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_YvzdLWjd-k&t=11s


 

Att,
Aparecido Lima de Carvalho
Presidente Sinpol Campinas / Feipol Sudeste