MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL EPTV - 05/10/2016 - APÓS ATRASOS, POLÍCIA CIVIL PROMETE INSTALAÇÃO DA 2ª DDM PARA OUTUBRO

Delegado seccional afirmou que recursos atrasaram a compra de materiais. Inquéritos de violência contra a mulher chegaram a 1,8 mil neste ano.

 
 
Após pelos menos dois atrasos no prazo de instalação da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas (SP), a Polícia Civil afirmou que o prédio deve ser entregue até o final de outubro. A nova data foi confirmado por José Henrique Ventura, titular da 2ª Delegacia Seccional, onde a nova unidade será instalada. Segundo ele, houve uma demora no processo de licitação para compra dos materiais porque algumas empresas envolvidas na concorrência entraram com recurso.
 
“Nós fizemos as licitações e fizemos aquisição, mas esses recursos de competidores atrasaram a compra. Agora, a Casa Civil e a Secretaria de Segurança Pública é que vão determinar uma data exata, mas eu acredito que, até o final do mês de outubro, se nós recebermos todo esse material a montagem vai estar pronta e a delegacia terá condições de ser inaugurada”, afirmou o delegado.
 
A nova unidade será responsável por atender as demandas dos distritos de Campo Grande e Ouro Verde, que representam 60% das ocorrências de violência contra a mulher, segundo o Sindicato de Policiais Civis do Estado de São Paulo (Sinpol). De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), de janeiro a agosto, a Polícia Civil registrou 1.819 inquéritos, número 8% maior do que o registrado em 2015, que foi de 1.689.
 
O presidente do Sinpol, Aparecido Lima de Carvalho, afirmou que a única Delegacia de Defesa da Mulher, que fica no bairro Bonfim, está sobrecarregada e não consegue dar conta de todos os inquéritos. “O escrivão não consegue resolver os crimes e a única coisa que ele faz é pedir cada vez mais prazo”, disse.
 
Distância
 
Uma mulher que não quis se identificar afirmou que mora no distrito do Ouro Verde e foi agredida com um soco pelo genro após uma discussão. Ela precisou andar quase 20 quilômetros de ônibus para registrar a ocorrência na DDM. “Ele me deu um soco e eu bati a cabeça. Estava machucada, é muito ruim não ter um lugar perto para prestar queixa”, explicou.
 
Raio-x
 
Anunciada em 2012, a delegacia deveria ter ficado pronta em 2014, quando foi inaugurada a 2ª Seccional. No entanto, o prazo não foi cumprido e, em agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que o imóvel estaria pronto para funcionamento em setembro, mas novamente a nova data não foi cumprida.
 
Atualmente, o prédio da nova DDM passa pelos últimos ajustes, como a colocação de um revestimento, que fez a unidade ficar fechada por dois dias, o que impediu a entrada da equipe daEPTV, afiliada da TV Globo. O local vai abrigar 18 funcionários, que já estão prontos para começar a trabalhar, segundo o delegado seccional.

CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA COMPLETA 

Att,
Aparecido Lima de Carvalho
Presidente Sinpol campinas/Feipol Sudeste