MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL CORREIO POPULAR NO DIA 07/06/2018 - 1º DP PASSARÁ A CENTRALIZAR OS REGISTROS DE FLAGRANTES

A Polícia Civil de Campinas decidiu alterar o sistema de registro de flagrantes que acontecem na área da 1ª Delegacia Seccional, que responde por todos os bairros que ficam à margem direita da Rodovia Anhanguera, no sentido interior.
Atualmente, o registro dos flagrantes está distribuído em duas centrais: no 1º Distrito Policial, no Botafogo, e no 4º DP, no Taquaral. A partir do próximo dia 19, o serviço volta a ser unificado, ou seja, centralizado no 1º DP. O 4º distrito segue funcionando no esquema 24 horas, mas apenas com o atendimento de ocorrências que não envolvem presos.
 
A medida, segundo o delegado seccional José Carneiro de Campos Rolim Neto, foi para aproximar os trabalhos que policiais militares, guardas municipais e até mesmo a própria Polícia Civil, têm durante a realização de um flagrante, como exames e perícias junto ao Instituto Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC), que integram o complexo da Seccional.
 
A discussão sobre a centralização dos flagrantes já ocorre desde o segundo semestre do ano passado, quando foi cogitado que o trabalho seria transferido para o 4º DP, já que no local haveria mais espaço. O prédio chegou a passar por uma reforma na parte do atendimento, inclusive com a construção de três celas, sendo uma para homens, outra para mulheres e uma para menores. Mas a proposta não ganhou adesão no meio policial, já que a delegacia fica ao menos a 8km do complexo da Seccional.
 
A centralização voltou a ser discutida neste ano, mas, desta vez, após estudos, segundo Rolim Neto, chegou-se a conclusão que o 1º DP seria o local ideal para fazer os registros de flagrante, já que está perto do IC e do IML.
 
Os flagrantes eram centralizados no 1º DP, mas em março de 2014, com a instalação da 2ª Delegacia Seccional, no Jardim Londres, foi criada mais uma central de flagrantes na área da 1ª Seccional. Na época, o governo alegou que a ideia da nova central era descongestionar o 1º DP e otimizar o atendimento das ocorrências.
 
Para voltar a centralizar o serviço, Rolim Neto disse que será feita uma restruturação no prédio onde funciona o plantão do 1º DP. O acesso de policiais com presos e familiares será por onde hoje é o estacionamento dos funcionários, ao lado da entrada da delegacia. A sala de telecomunicações, que está desativada, terá uma porta com entrada independente e nela haverá mesa com cadeiras, onde ficaram os envolvidos. A recepção passará por uma reforma, com a retirada do balcão e construção de três balcões (baias) separados de atendimento. A cela também receberá divisão e será destinada a homens e mulheres, separadamente. 
 
Escrito por:
Alenita Ramirez
 
Att,
Aparecido Lima de Carvalho
Presidente Sinpol Campinas / Feipol Sudeste

Fone: (19) 3237-0621 / (19) 97417-5509 / iD 42*5782
CNPJ: 66.069.030/0001-62
Rua Marechal Deodoro, 73 - Botafogo 
Campinas/SP
VISITE NOSSO SITE: www.sinpolcampinas.org.br